terça-feira, 7 de dezembro de 2010

2011 - Suplemento Brasil N° 7 - Feedbr100% - Jornal Cultural Feedback100% - Açores, Portugal

 
<BAIXAR SUPLEMENTO>

Coordenadora do SUPLEMENTO
Cristina OLIVEIRA

Editor
máximo LAMELA ADÓ

Editores de arte
cristina OLIVEIRA
máximo LAMELA ADÓ

Editores adjuntos
felipe COVALSKI (imagens)
letícia TESTA (textos)

Nesta edição
Colaboradores
araquém ALCÂNTARA, cristina OLIVEIRA,  felipe COVALSKI, felipe PREVE, letícia TESTA, manoel CARLOS JR, máximo LAMELA ADÓ. 

Laboratório  Fotográfico Digital
cristina OLIVEIRA
felipe COVALSKI

Diagramação, projeto gráfico e Editoração
máximo LAMELA ADÓ

Capa e contracapa 
máximo LAMELA ADÓ (sobre fotografias de Araquém Alcântara.
Fotografia da capa: Pari Cachoeira, Amazonas, 2006.
Fotografia da contracapa: Cruzeiro do Sul, Acre, 2010. 

Feedback100% - Jornal Cultural dos Açores
Editor: Emanuel Pereira

Em 2011

O feedbr100%, suplemento cultural BRASIL do único Jornal Cultural da Região Autônoma dos Açores o feedback100%, lançará seu novo projeto. Todas as edições terão em suas páginas matérias com ênfase nas ARTES VISUAIS.  O leitor assíduo de nosso Suplemento pode interrogar-se em que medida isso difere das edições de 2010, uma vez que abordamos as artes visuais em 6 dos 6 suplementos publicados, e, ainda, pode perguntar-se porque a eletividade aparentemente disciplinar? A resposta, como tudo o que nos interessa, não é diáfana, no entanto vamos elencar algumas questões.

Artes Visuais. O termo é deveras abrangente. Suponhamos que ao falar em artes visuais estamos falando em artes e adjetivando-as como visuais, ou seja, aquelas que, de algum modo, relacionam-se com o sentido da visão não apenas no modo de expressão, mas também no modo de sua apreensão visual por meio de formas e cores. Se assim considerarmos, então, podemos afirmar que teatro ou dança (artes cênicas) também são artes visuais. Assim como a pintura, o desenho, a gravura, a escultura, a holografia, o design, a arquitetura, a moda, o vídeo, o cinema, o folclore, a serigrafia, a fotografia e, ainda, a literatura, uma vez que o visto se vê, como nos ensina Descartes, com o intelecto. Deste modo a visão passa a ser um ego cogito me videre [eu penso ver]. No entanto, lembremos que o eu, na contemporaneidade, jamais é um sujeito, mas, sempre, um relato como modo de subjetivação e dessubjetivação. Eis que, de formas e cores vistas passamos a evocar imagens, formas e cores que não, necessariamente, foram vistas e, reciprocamente, de imagens passamos a evocar relatos, histórias, culturas surgidas de formas e cores.  

Perguntamos então, imagens são elementos das artes visuais? Visual é sempre aquilo que vemos? Como temos certeza do visto? Que imagens evocamos de nós mesmos? As imagens são políticas? Qual imagem evoca nossa cultura? Quem quer esta ou aquela imagem evocada? O que queremos com as imagens?
Com essas perguntas abrimos 2011 apresentando um especial de imagens fotográficas de Araquém Alcântara e carimbamos o suplemento com as Artes Visuais em destaque.

Por Máximo Lamela Adó (Editor)

4 comentários:

  1. Obrigada a todos pela belíssima edição e em especial ao Araquém, pelo seu belíssimo trabalho e generosidade.

    Cristina

    ResponderExcluir
  2. cristina, arrasaram, voces e araquem. parabéns. beijo a todos

    ResponderExcluir
  3. Pois então Inês... Que bom que a gente tem gente como ele para nos adocicar os olhos e nos alegrar o coração!!!

    Que bom que temos Inês, Gejo, Gina, Máxi, Letícia, Elke, Guilherme, Federico, Lázaro, Felipe e enfim, todos que de colaboraram e colaboram mês a mês, que enriquecem e engrandecem a produção brasileira. Afinal, de dose em dose, mostramos lá fora o que nossa país faz de bom e faz muito!!! A gente é que não consegue mostrar tudo!!!

    Beijos e volte sempre!!!

    ResponderExcluir
  4. e que bom que temos voces cris, do feedbr100%. estão fazendo um ótimo trabalho de levar nossas experiências para a terrinha. valeu. beijo

    ResponderExcluir